Aterro classe I e II

Os aterros são construídos com tecnologia de última geração de impermeabilização de solos, adotam a técnica de confinamento total de resíduos, possuem drenagem e tratamento de efluentes líquidos e gasosos e são continuamente monitorados para a máxima segurança ambiental. A aplicação de aterro para a disposição final de resíduos é um método seguro, eficiente e com melhor custo para disposição final de resíduos classes I, IIA e IIB.

Resíduos industriais: lodos de caixa de decantação ou sedimentação, embalagens contaminadas, escórias e borras de fornos, carepas, refratários, areias de fundição, entre outros.

Resíduos domiciliares: resíduos sólidos domiciliares urbanos em geral, não-passíveis de reciclagem ou compostagem.

Estrutura de Apoio

Os Aterros contam com uma estrutura de apoio que garantem total rastreabilidade e monitoramento ambiental de toda a operação.
Desde o momento em que a carga é pesada até a sua disposição final, os resíduos são identificados por mapeamento topográfico garantindo confiabilidade e segurança à operação.

ATERRO CLASSE I

Destina-se a resíduos industriais perigosos, que após pré-tratamento se tornam não-reativos e não inflamáveis, com baixo teor de solventes, óleos ou água.

Os pré-tratamentos realizados e incluem: estabilização, solidificação, neutralização e encapsulamento de resíduos perigosos.

No aterro Classe I podem ser dispostos resíduos como lodos de estação de tratamento de efluentes e galvânicos, borras de retífica e de tintas, cinzas de incineradores, entre outros. Os cuidados ambientais tomados para o Aterro Classe I contemplam o sistema de impermeabilização com argila e dupla geomembrana de PEAD – que protege o solo e os lençóis de água subterrâneos do contato com os resíduos e com o efluente gerado, que ao ser captado pelo sistema de drenagem é encaminhado para tratamento. Além disso, a extensão da frente de serviço do Aterro é coberta por uma estrutura metálica móvel que impede a incidência de chuvas na área de operação.

ATERRO CLASSE IIA

Destina-se à disposição de resíduos industriais não-perigosos e não-inertes, e também para a disposição de resíduos domiciliares.
Os Aterros Classe IIA possuem as seguintes características: impermeabilização com argila e geomembrana de PEAD, sistema de drenagem e tratamento de efluentes líquidos e gasosos e completo programa de monitoramento ambiental.

ATERRO CLASSE IIB

Devido à característica inerte dos resíduos dispostos, o Aterro Classe IIB dispensa a impermeabilização do solo. Esse aterro possui sistema de drenagem de águas pluviais e um programa de monitoramento ambiental que contempla o acompanhamento geotécnico (movimentação, recalque e deformação) do maciço de resíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>